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O Som e a Fúria de Quentin Tarantino

Tarantino Arma
 Em meados da década de 1980, muitos gêneros cinematográficos que tiveram “dias de glória” nas décadas anteriores haviam chegado a falência. Filmes de kung-fu, perseguições sensuais e sensacionalistas e demais películas do universo “B” estavam totalmente esquecidos. Porém, muitos entusiastas do cinema continuavam frequentando cinemas fedidos e sujas locadoras atrás dessas pérolas obscuras. Um desses malucos era Quentin Tarantino.

 Apesar disso, é bem provável que Tarantino também nutrisse a paixão por esquecidas pérolas musicais. Músicas excelentes, feitas por grupos que, por motivos diversos não alcançaram o merecido sucesso. Talvez por isso, as trilhas tarantinescas sejam recheadas de grandes canções, do rock garageiro dos sixties até o groove irresistível de esquecidos clássicos da soul music.Isso sem contar as inúmeras referências aos bons sons e a cultura pop em geral.
 Em "Cães de aluguel" logo nos primeiros minutos, tomamos parte de uma conversa muito edificante entre o grupo de bandidos: Qual o real sentido da letra de "Like a Virgin" da Madonna? Após a clássica explicação, temos a abertura propriamente dita, tendo como trilha a sensacional "Little Green Bag" com o ilustre desconhecido George Baker Personal Favourite.


 Essa preocupação extra com a trilha sonora foi (e é) uma constante no trabalho de Tarantino. Do resgate do mestre da surf music Dick Dale na abertura de "Pulp Fiction" até a transformação do clássico de Bernard Hermann em hit, pela inclusão da música na trilha de "Kill Bill". E ele não parou por aí. Em seu mais recente filme, "Bastardos Inglórios", Tarantino traz novos candidatos a "Grandes cenas da década" como os "bastidores do incêndio" ao som do mestre David Bowie.
 Mas, se é pra escolhermos uma única cena do universo tarantinesco, não tem discussão: a sensacional e misteriosa “dança do morcego” protagonizada por Uma Thurman e Vincent Vega- quer dizer, John Travolta, tendo por trilha um grande clássico de Chuck Berry, "You Never Can't Tell"
 E não só as relíquias musicais que Tarantino especializou-se em garimpar. Revitalizar elementos em desuso(como as sessões duplas em "Grindhouse") e recuperar carreiras combalidas de astros desacreditados(John Travolta, David Carradine) são alguns dos trunfos desse cara que tornou explícita sua paixão pelo lado B do cinema e pelas obscuridas do mundo da música.

                     

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